Compartilhar
publicidade
publicidade
Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 inicia nesta segunda-feira (17)
O recurso é destinado aos candidatos que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Bruna Santos
cadernoa amarelo do enem 2025
Caderno de provas do Enem 2025. Foto: Angelo Miguel / MEC.

O prazo para solicitar a reaplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa nesta segunda-feira (17) e segue até às 12h do dia 21 de novembro. Os pedidos de reaplicação devem ser feitos pela Página do Participante. O recurso é destinado aos candidatos que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. 

São considerados problemas logísticos fatores como desastres naturais, falta de energia elétrica ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Quanto às doenças, as mencionadas no edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19. Nestes casos, ao solicitar o candidato deve anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos.

Outras datas

Destaca-se que para os participantes de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. As datas foram definidas em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em Belém no período da aplicação regular do exame.

Os participantes que farão o exame nessas cidades do Pará, terão de 8 de dezembro até as 12h do dia 12 de dezembro para solicitar a reaplicação da prova.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria