Compartilhar
publicidade
publicidade
Vila da Música promove oficina de construção de pífano
A oficina será ministrada pelo músico Jean Alex e acontece na sede do equipamento.
Yanne Vieira
Foto: Divulgação

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, localizada no município de Crato, vai promover uma oficina de construção de pífano, instrumento de sopro ancestral. A oficina será ministrada pelo músico Jean Alex e acontece na sede do equipamento das 14h às 17h.

O pífano é um instrumento musical de origem indígena, que se tornou parte da sonoridade da música nordestina. No Cariri, está presente, principalmente, nas bandas Cabaçais e reisados. O que faz com que a atividade promova a musicalização e a prática de construção de instrumentos de sopro a partir das pedagogias ancestrais, fortalecendo o vínculo dos participantes com o patrimônio cultural do Araripe.

A oficina é inclusiva, interativa e aberta a todos os públicos. Na ocasião, serão abordadas questões como cultura do Cariri, povos originários, música, memória, ancestralidade, noções básicas de prática musical e música cabaçal a partir de metodologias norteadas pela educação popular e arte educação.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio deste link, que também está disponível no link da bio do perfil da Vila da Música no Instagram: @viladamusicace.

Sobre Jean Alex Alencar

Pedagogo, músico, mestre em Educação e educador musical há 20 anos; participou como formador e idealizador de vários projetos na área, pesquisador, educador popular e arteducador.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria