Foto: Reprodução
Desde o início da campanha, os candidatos ao Governo do Ceará mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto têm realizado, sistematicamente, visitas à região do Cariri na busca por apoios e, principalmente, votos. Até a reta final da campanha para o 1º turno, os candidatos devem intensificar as visitas e priorizar propostas para a região
Juazeiro do Norte possui o 3º maior colégio eleitoral do estado, ficando atrás apenas de Fortaleza e Caucaia; e Crato possui o 7º maior. Dada a relevância política e a quantidade do eleitorado, Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT) disputam a preferência e simpatia do eleitorado caririense.
O primeiro colocado invicto nas pesquisas, Capitão Wagner, segue mantendo uma estabilidade. Já Elmano tem apresentado ascensão, com uma campanha carregada na imagem de Camilo e Lula. Na região, RC tem priorizado a ida a locais populares como o Mercado do Pirajá, em Juazeiro, e o Mercado Público do Crato.
Enquanto Wagner mantém uma linha neutra, os grupos dos petista e pedetista trocam ataques. Neste final de semana, em Juazeiro do Norte, o candidato a vice-governador na chapa de RC, Domingos Filho (PSD), voltou a acusar o Governo do Estado por crimes de corrupção eleitoral.
Leia mais: Em passagem pelo Cariri, Domingos Filho volta a acusar Governo do Ceará de “corrupção eleitoral”
Propostas dos candidatos para a região do Cariri
Em debates e entrevistas, os candidatos têm apontado quais são as prioridades e os gargalos da região. Turismo religioso e saúde são as principais bandeiras levantadas pelos candidatos. Veja as principais propostas de cada candidato para a região:
Capitão Wagner (União Brasil)
Capitão Wagner defende a criação de um porto seco para atender a demanda do Ceará e de estados vizinhos, tendo em vista a localização estratégica do Cariri, além da ampliação da rede hoteleira.
Roberto Cláudio (PDT)
RC defende a viabilização de um aterro em Juazeiro do Norte e ainda a criação de sede do governo na região. Hospital Regional do Câncer também é uma proposta do pedetista.
Elmano de Freitas (PT)
Elmano defende o investimento em hospitais regionais já existentes, investimentos na área da educação e ainda no aeroporto de Juazeiro do Norte. Como os demais candidatos, turismo religioso é um potencial que deve ser priorizado em eventuais gestões.

