Compartilhar
publicidade
publicidade
No dia do radialista, Site Miséria relembra seu fundador Normando Sóracles
Normando Sóracles deixou no Cariri legado na comunicação caririense
Clara Karimai
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (7) é comemorado o dia do radialista. A data é uma homenagem ao músico e um dos grandes nomes da história do rádio no Brasil, Ary Barroso, cujo nascimento se deu em 7 de novembro de 1903.

Curiosamente, alguns profissionais celebram a data comemorativa no dia 21 de setembro, uma vez que neste dia foi instituído, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, o piso salarial desses profissionais.

A transferência da data se deu através de uma lei federal assinada no ano de 2006.

Normando nas ondas do rádio

Normando Sóracles (in memoriam), fundador do Site Miséria, começou no rádio aos 16 anos, na Difusora Rádio Cajazeiras. Na época, ele controlava a mesa de som, mas não demorou para assumir o microfone.

Em Juazeiro, nas manhãs de domingo, o comunicador apresentava o “programa do Normando”, transmitido pela emissora Tempo FM. O programa sempre foi líder de audiência e tinha como objetivos dar voz e protagonismo à população, além de difundir a cultura nordestina através da música.

O espaço era aberto para que as pessoas enviassem suas reivindicações e sugestões sobre política, cidade e cotidiano. Através do jeito irreverente de Normando, o contato direto com o público estabelecia um vínculo espontâneo e uma identificação natural com o público.

O programa do Normando ainda hoje é apresentado pelo filho, Daniel Gonçalves, todos os domingos das 7h às 11h. “Nunca imaginei entrar em um estúdio de rádio e apresentar um programa. Ainda mais se tratando de um programa líder de audiência por mais de uma década e apresentado com maestria e originalidade pelo meu pai. O peso da responsabilidade é muito grande! Mas eu não poderia deixar jamais de seguir com esse projeto.”, pontua Daniel.

Normando Sóracles deixou no Cariri legado na comunicação e na construção cidadã de muitos juazeirenses.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria