Compartilhar
publicidade
publicidade
Após incêndio criminoso, chamas que atingiram Flona Araripe são extintas, confirma ICMBio
O fogo iniciou de forma criminosa, no dia 6 de outubro, na região do Sítio Coqueiro, zona rural do Crato, afetando aproximadamente 50 hectares de terra.
Bruna Santos
As equipes permanecem em campo realizando o monitoramento da área afetada para prevenir a ocorrência de novos focos. Foto: Reprodução / ICMBio.

O incêndio que atingiu parte da Floresta Nacional do Araripe-Apodi em áreas significativas do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe, nas esferas municipal e federal, foi completamente extinto na última quarta-feira (8). O anúncio foi feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

As equipes permanecem em campo realizando o monitoramento da área afetada para prevenir a ocorrência de novos focos. O fogo iniciou de forma criminosa, no dia 6 de outubro, na região do Sítio Coqueiro, zona rural do Crato, e rapidamente se espalhou para outras localidades, afetando aproximadamente 50 hectares de terra.

O NGI ICMBio Araripe agradece o empenho de todos os envolvidos nas ações de combate, prevenção e apoio logístico, e reforça a importância da conscientização da população local e dos visitantes quanto à preservação ambiental e à denúncia de práticas que possam provocar incêndios florestais”, afirmou o Instituto em comunicado oficial.

Destaca-se que,  ainda na segunda-feira (6), uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e agentes do ICMBio resultou na detenção de dois suspeitos de causar o incêndio. Um deles, ao ser abordado, confessou que o fogo foi iniciado durante uma queimada para preparação de solo agrícola. No entanto, ele afirmou que as chamas sairam do controle, tomando proporções maiores do que o esperado. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato.

Com estiagem e maior risco de incêndios florestais, ICMBio orienta sobre cuidados para proteger biodiversidade do Cariri

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria