No último conteúdo publicado, falei um pouco sobre Startups e como esse modelo de negócio vem crescendo a cada dia.
Pegando o guincho da inovação, produtividade, escala e fluxo de caixa, vamos conversar um pouco sobre o modelo de assinatura de produtos e serviços.
Um case bastante relevante e que está presente em boa parte dos nossos lares é o serviço disponibilizado pela Netflix, pagamos uma assinatura mensal e acessível, e recebemos diversos filmes e séries para assistirmos quando e onde quisermos.
Tempos atrás, buscávamos alugar vídeo cassete em locadoras do bairro ou das proximidades e comprar dvd´s de filmes e bandas favoritas.
Partindo do mesmo propósito, o aplicativo de streaming Spotify, também revolucionou o mercado de áudio e vídeo ao redor do mundo, com uma mensalidade acessível, também é possível consumir músicas, podcasts e vídeos onde e quando quisermos.
Foi preciso migrar para poder se adaptar ao mercado, isso que está acontecendo com o sistema Globosat, o grupo globo precisou sair do modelo tradicional e embarcar no modelo de assinaturas, pensando a curto prazo, antenas de tv´s por assinatura também estão fadadas ao fracasso, com isso, o grupo globo disponibilizou todos os seus produtos de streaming para serem acessados e pagos via internet, sem intermédio de operadora de tv a cabo, bastando apenas uma boa conexão de internet.
O que esse modelo de negócio proporciona?
Fluxo e previsibilidade de caixa, esse é o conceito por traz do modelo, onde a maior parte das assinaturas são realizadas via cartão de crédito, a inadimplência cai consideravelmente.
Os casos de inadimplência ocorrem apenas em situações em que o cliente não tem saldo suficiente no dia do lançamento da cobrança.
E se mudássemos drasticamente a forma de como compramos ovos? Como assim ovos? Isso mesmo, olha que caso interessante:
Assinatura de ovos com frete grátis, uma entrega por semana, a cada 15 dias ou mensal, o plano é de acordo com sua necessidade.
E de vinhos? Sim, também temos case de sucesso no setor.
Outro case explorado no nicho fitness: https://www.smartfit.com.br/
Conclusão:
Muitos empresários estão encontrando uma saída no modelo de negócio por assinatura, por proporcionar uma previsibilidade de caixa futuro e poder escalar o negócio com base no fluxo de assinantes ativos.