Imagem foi reconstruída após pedido dos fiéis. Foto: Ascom / SOP.
O monumento em homenagem à Beata Benigna Cardoso, em Santana do Cariri, está em fase final de construção. De acordo com a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), os próximos passos são a pintura e os acabamentos no espaço que formam o Complexo Religioso.
Idealizado em 2017, além da imagem da Benigna Cardoso — que possui cerca de 26 metros de altura — o espaço deve contar com templo para missas campais e uma trilha pavimentada de aproximadamente 600 metros, conhecida como Caminhos do Martírio. Também terá área para estacionamento, passeios em piso intertravado, esplanada central e jardins.
Em entrevista ao Portal Miséria, realiza em outubro deste ano, o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana (PT) comentou sobre a expectativa de término do Complexo Religioso em homenagem à mártir católica, cuja previsão de entrega é no final de 2025.
Destaca-se que a nova escultura foi anunciada em abril de 2025 após solicitação dos devotos, por não considerarem que a figura antiga representava as características da santa popular.

Construção da nova Imagem de Benigna Cardoso, em Santana do Cariri. Foto: Ascom / SOP.
Sobre Benigna
Benigna Cardoso foi beatificada em 2022, na cidade do Crato, com cerimônia presidida pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da diocese de Manaus, escolhido pela igreja católica para representar o Papa Francisco.
Nascida em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri, Benigna foi vítima de feminicídio ainda em sua juventude, no ano de 1941, quando recusou-se a ter relações sexuais com Raul Alves. Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir e heroína da castidade na região do Cariri.

