
Paulo Bellinati - Foto: Divulgação/ UFCA
O violonista, compositor, arranjador e produtor paulistano Paulo Bellinati será homenageado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia está marcada para o próximo dia 20 de maio, no Auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte.
Bellinati já trabalhou com artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Leila Pinheiro e Edu Lobo, além de nomes internacionais como o baixista Steve Swallow e o compositor Renaud Garcia-Fons. Em 2018, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica (Concerto Caboclo).
A UFCA informou que a sugestão de concessão do título partiu do professor Cleyton Fernandes, do curso de Música. A proposta foi formalizada junto ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) e aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em outubro do ano passado.
Ainda de acordo com a universidade, esta será a primeira cerimônia presencial de outorga do título de Doutor Honoris Causa promovida pela instituição. Em 2023, a ex-presidenta Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics), foi a primeira personalidade a receber a homenagem, em evento realizado de forma remota.