Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Vila da Música promove evento em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
A atividade é gratuita, aberta ao público e tem como intuito fortalecer o debate sobre o combate à intolerância religiosa.
Maurício Júnior
Foto: Reprodução

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, vai realizar na próxima segunda-feira (22) um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro. Com o tema “A influência das músicas de terreiro no combate à intolerância religiosa”, a iniciativa vai oferecer uma roda de conversa com a participação do professor Thiago Florêncio, Mãe Brígida e Josué Farias.

Marcada para acontecer às 15h, a atividade é gratuita e tem como intuito fortalecer o debate sobre o combate à intolerância religiosa a partir de um espaço de diálogo entre representantes de religiões de matriz africana e pesquisadores, além do púbico em geral.

Sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 2007, e faz parte do calendário cívico da União. Celebrada em 21 de janeiro, a data representa o reconhecimento da luta da ialorixá baiana, líder religiosa e ativista social Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda.

Ela e sua família foram alvos de perseguição, como ataques físicos e verbais, por causa de sua religião. Em decorrência dessa violência, complicações na saúde de Mãe Gilda foram intensificadas. A líder religiosa morreu de infarto no dia 21 de janeiro de 2000, data que se tornou um marco nacional da luta contra ataques às religiões de matriz africana.

 

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade