Compartilhar
publicidade
publicidade
“É importante fazer uma avaliação”, diz Glêdson Bezerra sobre adesão popular em lançamento de ação da saúde com presença de Elmano
No vídeo, Glêdson Bezerra propõe uma reflexão sobre o comparecimento da população ao lançamento da Carreta da Saúde da Mulher no Cariri, realizado no último sábado (18), no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte.
Bruna Santos
Foto: Reprodução.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), divulgou na manhã desta segunda-feira (20) um vídeo direcionado ao governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em que propõe uma reflexão sobre o comparecimento da população juazeirense ao lançamento da Carreta da Saúde da Mulher no Cariri, realizado no último sábado (18), no bairro João Cabral. A iniciativa, do Ministério da Saúde, integra o programa Agora Tem Especialistas e contou com a presença do governador.

Embora não tenha participado do evento, na gravação, o prefeito afirmou que a ação, apesar de reunir Elmano, representantes do Ministério da Saúde, autoridades locais e a imprensa, não obteve grande participação dos moradores. “Mas gente do povo que é bom, nada. Faltou gente da população”, apontou.

O gestor propôs a refletir sobre a receptividade estar relacionada à paralisação de obras consideradas importantes para a cidade ou ao sentimento de insegurança com os casos de violência registrados no Ceará. “A Praça Mais Infância, que está abandonada há mais de 12 anos, o Anel Viário, que não tem obra no nosso município. Governador, é importante a gente fazer uma avaliação sobre tudo isso”, disse.

Embora tenha feito as observações, Bezerra disse esperar avanços na reta final do mandato do governador, como foco na liberação dos recursos, a conclusão das obras inacabadas e o cumprimento das promessas de campanha ainda pendentes.

Ainda tem tempo, ainda tem mais um ano de governo pela frente, e tomara que o senhor possa deixar de ouvir pessoas que não lhe permitiram trabalhar por Juazeiro do Norte, no decorrer desses três anos, e que possa fazer algo de positivo nessa reta final. É o que eu desejo sinceramente, a liberação dos recursos, a conclusão das obras inacabadas, o cumprimento das promessas, do vai e vem, que é a passagem de graça para os caririenses, dos R$ 700 para os 5 mil jovens, e vamos que vamos. Faça essa reflexão, governador”, destacou Glêdson.

No último domingo (19), Elmano publicou em suas redes sociais um vídeo comemorando a chegada do serviço à região. “É mais prevenção, diagnóstico e cuidado para todas as mulheres cearenses! A Carreta da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, é um consultório móvel que oferece exames, consultas e biópsias, tudo no mesmo lugar: rápido, prático e pertinho de você. O trabalho não para, levando mais cuidados para o nosso povo”, escreveu o governador.

Assista ao vídeo:

Sobre a Carreta da Saúde da Mulher

A Carreta da Saúde da Mulher é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. O veículo, atualmente, está estacionado no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, na Praça do CC. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h. O veículo permanecerá no local até o final de outubro. Após esse período, deve seguir para outras localidades da região.

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como foco a prevenção do câncer de mama, principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, e do colo do útero, o quarto tipo mais letal no país. O veículo oferece consultas, exames, biópsias e diagnósticos.

Foto: Thiago Gaspar – Casa Civil

Para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, estão disponíveis mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo e exame anatomopatológico.

No rastreamento do câncer de colo do útero, a carreta realiza colposcopia, biópsias, exames anatomopatológicos e procedimentos terapêuticos. Além disso, oferece ultrassonografia transvaginal e pélvica voltadas à saúde ginecológica geral.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria