Foto: Ascom / Câmara de Juazeiro do Norte.
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, realizada na terça-feira (21), os parlamentares repercutiram a declaração dada pelo prefeito da cidade, Glêdson Bezerra (Podemos), na qual ele propõe uma reflexão sobre o comparecimento da população juazeirense ao lançamento da Carreta da Saúde da Mulher no Cariri, realizado no último sábado (18), no bairro João Cabral. O evento contou com a participação do governador Elmano de Freitas (PT) e representantes do Ministério da Saúde.
Durante a fala na tribuna, o vereador Capitão Vieira (MDB), criticou a fala do gestor afirmando que ele busca causar cizânia, e que seria mais benéfico para a população ele ter participado do momento, buscando estender o serviço. “Ele teria que ter ido para lá e ter dito: vamos estender esse atendimento por mais 30 dias, 60 dias”, disse.
A Carreta da Saúde é uma iniciativa do Governo Federal e integra o programa Agora Tem Especialistas, junto a campanha nacional do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. O veículo oferece consultas, exames, biópsias e diagnósticos.
Após o pronunciamento de Vieira, os parlamentares de oposição e base do governo municipal disputaram narrativas sobre quem conseguiu mais recursos para a saúde do município ou a construção de equipamentos em articulação com outras esferas. Juntando todas as intervenções, o tema consumiu mais de uma hora da sessão.
“Em nenhum momento eu vi ele dizendo que a carreta não era interessante, que esse trabalho não era algo importante para a nossa população. Em nenhum momento esse foi o intuito do prefeito, e sim o que foi citado foi uma falta de população no evento e ele quis mostrar para o governador do estado que isso foi devido ao esquecimento ao abandono que o estado deixou Juazeiro na sua competência, onde não cumpriu com as suas obrigações”, argumentou Rafael Cearense (Podemos).
Alguns vereadores defenderam a superação desse tipo de debate. “Tantas mulheres com câncer de mama, para fazer uma consulta, a demora para fazer uma consulta para fazer um exame. O negócio é sério. E a gente aqui discutindo coisas que acho que não valem a pena. Acho que nós temos que agradecer seja quem for, quem trouxe, quem teve a inteligência de trazer esse benefício para Juazeiro”, apontou Rita Monteiro (PSB).

