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Os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) referentes ao ano de 2022, apontam que os níveis dos alunos melhoraram em relação a 2021, mas ainda não superaram os resultados pré-pandemia.
O Spaece é uma avaliação que identifica como se encontra o nível de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e Ensino Médio de todos os municípios cearenses.
A pesquisa mais recente aponta o crescimento para 192 pontos no nível de alfabetização. Em 2019, antes da pandemia, o resultado foi de 210 pontos e em 2021, em decorrência da crise educacional por conta da covid-19 caiu para 116 pontos.
O Spaece avalia os estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em português, os alunos conseguiram se igualar aos resultados de 2019, alcançando 235 pontos. Já em matemática, o crescimento foi menor que no ano pré-pandêmico, os alunos marcaram 237 pontos, em 2019 foram registrados 242 pontos.
A disciplina de matemática é a maior dificuldade do Estado, com 125 municípios em estado crítico, 47 intermediário e somente 12 em nível adequado.
De acordo com a Secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, o crescimento e recuperação são provenientes do investimento na educação durante a pandemia. “A recomposição foi feita por muitas mãos, claro que tinha o desejo também dos governantes, como o ex-governador e hoje ministro da educação, Camilo Santana que investiu fortemente nesse período”, pontua.